A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nessa terça-feira (1º) a conclusão de um levantamento que mostra índice de mortalidade de pacientes com Covid nos últimos dois meses no Paraná.
Os dados apontam que o potencial de mortes chega a ser 20 vezes maior em pacientes que não tomaram vacina contra a Covid. O relatório demonstra que, entre pessoas de 12 a 59 anos, que não tomaram nenhuma vacina, o potencial de morte é de 6,59 a cada 100 mil habitantes. No caso dos que completaram o esquema vacinal e tomaram o reforço, o índice cai de 0,29 pessoas a cada 100 mil habitantes. Em pacientes que tomaram as duas doses, o índice é de 0,75 e 0,96 pessoas a cada 100 mil habitantes para quem tomou uma dose.
Já na faixa acima de 60 anos, o potencial de morte por Covid é 27,6 vezes menor entre os vacinados e com reforço , segundo os dados.
O levantamento leva em consideração o perfil da maioria dos internados com a doença, dos óbitos, com o esquema vacinal, como explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. [ouça o áudio acima]
Segundo a Sesa, o cálculo do levantamento de vacinados ou não vacinados não foi feito em cima do número absoluto. A fórmula de cálculo é a mesma utilizada para medir a circulação de doenças como a dengue e a própria Covid-19, conforme a Sesa.
Com informações da AEN.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550