Risco de morte por Covid-19 é 20 vezes maior entre não vacinados, diz Sesa
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Sesa-PR

Levantamento

Risco de morte por Covid-19 é 20 vezes maior entre não vacinados, diz Sesa

Saúde por Letícia Tristão em 02/02/2022 - 08:46

O levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde leva em consideração o perfil dos pacientes e o esquema  vacinal de dezembro de 2021 e janeiro de 2022. 

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nessa terça-feira (1º) a conclusão de um levantamento que mostra índice de mortalidade de pacientes com Covid nos últimos dois meses no Paraná.

Os dados apontam que o potencial de mortes chega a ser 20 vezes maior em pacientes que não tomaram vacina contra a Covid. O relatório demonstra que, entre pessoas de 12 a 59 anos, que não tomaram nenhuma vacina, o potencial de morte é de 6,59 a cada 100 mil habitantes. No caso dos que completaram o esquema vacinal e tomaram o reforço, o índice cai de 0,29 pessoas a cada 100 mil habitantes. Em pacientes que tomaram as duas doses, o índice é de 0,75 e 0,96 pessoas a cada 100 mil habitantes para quem tomou uma dose.

Já na faixa acima de 60 anos, o potencial de morte por Covid é 27,6 vezes menor entre os vacinados e com reforço , segundo os dados.

O levantamento leva em consideração o perfil da maioria dos internados com a doença, dos óbitos, com o esquema vacinal, como explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. [ouça o áudio acima]

Segundo a Sesa, o cálculo do levantamento de vacinados ou não vacinados não foi feito em cima do número absoluto. A fórmula de cálculo é a mesma utilizada para medir a circulação de doenças como a dengue e a própria Covid-19, conforme a Sesa.

Com informações da AEN.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade