Quatro alunos são expulsos de centro universitário em Maringá
Divulgação/Unicesumar

Medicina

Quatro alunos são expulsos de centro universitário em Maringá

Educação por Victor Simião em 04/09/2019 - 18:34

Eles teriam fraudado o vestibular de medicina. Decisão foi tomada pela Unicesumar após investigação interna.

Atualização às 16h20 de quinta-feira (05):

 Diferentemente do que a reportagem informou em um primeiro momento, os quatro estudantes expulsos não começaram a ser investigados ao mesmo tempo devido a uma denúncia. Dois deles já estavam sendo por conta de uma auditoria feita nas provas do vestibular de inverno. Aí, depois, a denúncia foi feita e investigou outros dois estudantes. 

Quatro estudantes do curso de Medicina da Unicesumar foram expulsos por decisão da instituição. Eles teriam fraudado as provas do vestibular, o mais concorrido do centro universitário. A decisão foi tomada nesta terça-feira (03) e divulgada nesta quarta-feira (04).

Os quatro alunos estavam no primeiro semestre do curso. A instituição informou que deve apresentar denúncia à Polícia Civil até esta quinta-feira (05).

A investigação que levou a decisão da reitoria começou em julho. Dois deles começaram a ser analisados após uma auditoria ter percebido possibilidade de fraude. Depois, uam denúncia informou que outros dois também teriam fraudado o vestibular em julho.

Segundo a investigação, os quatro teriam pagado para outras pessoas fazerem as provas do vestibular. Um dos itens que levaram a descoberta foi o fato de que as fotos das matriculas no sistema não mostravam as mesmas pessoas que cursavam medicina.

A Unicesumar informou, por meio de nota, que os alunos confessaram a fraude. Eles teriam pagado a uma empresa um valor alto. Os jovens expulsos são de Mato Grosso, Goiânia e de cidades da região de Cascavel.

Está na é a primeira vez que um caso desse tipo acontece. Anos atrás, no primeiro vestibular de medicina, 11 pessoas foram pegas tentando cometer fraude.

O curso de medicina da Unicesumar é o mais concorrido da instituição. Tanto que as provas para o ingresso, diferentemente dos vestibulares de outros cursos, são realizadas por uma empresa terceirizada.

Atualmente, a mensalidade para quem ingressa no curso é de R$ 8,8 mil. O centro universitário Unicesumar tem, ao todo, 1413 alunos estudando medicina.

A Unicesumar, com pólos em diversas partes do Brasil e até em outros países, conta com 190 mil alunos, incluindo os da modalidade de Educação a Distância.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade