Projeto do Executivo regulariza salário de servidores municipais
Foto: Luciana Peña /CBN Maringá

Maringá

Projeto do Executivo regulariza salário de servidores municipais

Política por Luciana Peña em 15/02/2022 - 18:45

Um projeto de lei do Executivo será enviado nessa quarta-feira (16) à Câmara Municipal de Maringá e deve ser votado na quinta-feira (17) para garantir o reajuste de 5,19% aos salários dos servidores nos meses de fevereiro e março. A lei que autorizou o reajuste no ano passado foi questionada na Justiça e as decisões que mantiveram o reajuste foram cassadas pelo STF.

 

No ano passado, a Prefeitura de Maringá reajustou o salário dos servidores municipais em 5.19%, mas havia uma lei federal em vigor que proibia reajuste de salários de servidores públicos até 31 de dezembro de 2021.

Como muitas leis no país, até juristas divergiam sobre o texto. A lei 173, da pandemia, permitia pelo menos a reposição da inflação?  

O reajuste de Maringá foi questionado na Justiça por meio de uma ação popular. A palavra final foi do Supremo Tribunal Federal (STF). No início deste mês a Corte cassou as decisões a favor do reajuste.

Para regularizar a situação e garantir que o percentual se mantenha nos salários de fevereiro e março, o Executivo vai enviar um projeto de lei à Câmara. 

Segundo o vereador Alex Chaves, líder do prefeito no Legislativo, a proposta deve ser votada na sessão ordinária de quinta-feira (17). [ouça o áudio acima]

A dúvida é o que fazer com a lei do ano passado. Ela deve ou não ser revogada? [ouça o áudio acima]

Um projeto de lei ordinária foi enviado à Câmara no último dia 11, mas acabou arquivado nesta terça-feira (15).  A chefia de Gabinete da Prefeitura de Maringá informou que o novo projeto deve ser enviado nessa quarta-feira (16) ao Legislativo.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade