STF cassa decisões favoráveis ao reajuste salarial dos servidores municipais de Maringá
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/PMM

Justiça

STF cassa decisões favoráveis ao reajuste salarial dos servidores municipais de Maringá

Política por Letícia Tristão em 04/02/2022 - 10:07

A determinação é que seja realizado um novo julgamento. Para o Supremo, a Lei 173 da Pandemia não permitia nem a adequação de remuneração, ou seja, a reposição da inflação.

Em abril do ano passado, a Prefeitura de Maringá deu reajuste de 5,19% aos servidores municipais.

O advogado Hamilton Carvalho Neto entrou com uma ação popular questionando o reajuste. O argumento era que estava em vigência a Lei 173, a Lei da pandemia, que proibia que as prefeituras beneficiadas com verbas da União para o enfrentamento da pandemia, reajustassem os salários dos servidores.

A Prefeitura de Maringá se defendeu dizendo que o Tribunal de Contas do Estado tinha parecer favorável ao reajuste, porque na verdade se tratava de reposição da inflação, para recompor o poder aquisitivo dos servidores e não aumento real. E a decisão da Vara de Fazenda Pública foi favorável à prefeitura.

O advogado Hamilton Carvalho Neto recorreu ao Tribunal de Justiça do Paraná, mas o TJ manteve a decisão da primeira instância.

O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal. E agora a ministra Rosa Weber cassou as decisões anteriores e determinou novo julgamento. [ouça o áudio acima]

A Prefeitura de Maringá informou que “não se posicionará porque ainda não foi oficialmente intimada.” A reportagem não conseguiu contato com a Vara de Fazenda Pública.

Em agosto do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes já tinha decidido que a Lei 173 proibia reposição da inflação. Foi uma resposta a um questionamento da Prefeitura de Paranavaí.

Depois disso, o Tribunal de Contas emitiu uma nova orientação aos municípios e aqueles que tinham aplicado reajuste aos salários dos servidores suspenderam. Maringá não suspendeu. E a nova data base está próxima.

Prefeituras da região que não tinham dado reajuste de salários aos servidores durante a vigência da Lei 173 agora estão negociando com os sindicatos e oferecendo reajustes polpudos para compensar o período de salários congelados. É o caso de Campo Mourão que reajustou os salários dos servidores em 16%.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade