Precisamos de paz
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Precisamos de paz

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 10/03/2020 - 08:28

Quando vamos perceber que quanto mais agirmos de forma agressiva mais agressividade teremos? Mesmo que o extermínio do inimigo seja o objetivo estamos dando a lição e fortalecendo a regra de que eliminar é uma saída quando estivermos à frente de um opositor. Não há como a paz sobreviver se nossa forma de resolver os problemas é estimular a agressão. 

Se propaga a ideia nos meios de comunicação e nas redes sociais que julgar e condenar é um direito de todos. Autoritariamente consideramos que ninguém merece perdão. Acreditamos que as leis extremos vão nos livrar dos crimes e dos criminosos. Ilusão. Isto não vai acontecer. O que muda a conduta humana é a formação sociedade disposta a dar a vida um sentido aos seus atos. Racionalizar a conduta e civilizar a convivência.

Temos que acreditar em uma formação melhor. Isso não é só a função da escola. Em todos os lugares a convivência de ser pautada na civilidade, bom senso. Não é somente o banco escolar, a vida na academia, que faz de um ser humano alguém melhor. A formação na vida cotidiana gera respeito e bom senso. Educamos mal nossos filhos. Somos preconceituosos e mal formados e informados sobre a formação humana.

Todos os dias propagamos ou combatemos a violência. Em qualquer lugar há a possibilidade de demonstrar que a vida tem jeito e o ser humano tem responsabilidade e maturidade sobre seus atos. Também há formas de reafirmar a agressão como resposta. 

Se queremos uma sociedade melhor, que ela seja fundada na educação diária da conduta de cada um. Ela não se dará só na escola, nas instituição formal, e sim na educação informal, na privacidade, na particularidade diária de uma comportamento fundado no respeito ao outro entendendo que há uma diversidade.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade