Por causa da pandemia, muitos contratos de aluguel estão sendo renovados sem qualquer reajuste
Foto: Wilson Dias/Arquivo/Agência Brasil

Economia

Por causa da pandemia, muitos contratos de aluguel estão sendo renovados sem qualquer reajuste

Economia por Luciana Peña em 16/04/2021 - 11:54

Em alguns casos, de imóveis comerciais, o proprietário até dá desconto no valor fixo. O índice que reajusta os contratos de aluguel é o IGP-M, que em abril chegou a 31%. Um projeto que tramita na Câmara Federal pretende mudar a regra.

O projeto que será votado na Câmara Federal, altera a lei de locação incluindo o índice IPCA na regra de renovação de contratos de aluguel.

A proposta surge num momento em que o índice tradicional, o IGP-M, atinge patamares históricos. Neste mês de abril o indicador está em 31%.

Uma vez aplicado este reajuste num contrato de aluguel, o dono do imóvel não teria apenas a recomposição do poder de compra, mas também uma valorização real do ativo.

A advogada Marlene Tissei São José faz críticas ao projeto. Ela não considera apropriada a intervenção do Estado na relação comercial entre inquilino e proprietário. A advogada diz que as partes estão negociando e neste momento de pandemia o entendimento de que a situação não está fácil para ninguém, está prevalecendo. [ouça o áudio acima]

Alguns contratos estão indo parar na Justiça. Mas há casos em que o proprietário aceita renovar o contrato sem aplicar qualquer reajuste.

A sócia-proprietária de uma imobiliária, Lea Genda, que administra 1600 contratos de aluguel, diz que em casos de imóveis comerciais, que ficaram fechados durante o período mais rigoroso das restrições sanitárias, tem proprietário até dando desconto ao inquilino. [ouça o áudio acima]

O projeto de lei 1026/21 que tramita na Câmara Federal deve ser votado nas próximas sessões.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade