Poder não é liderança
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Poder não é liderança

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 26/06/2019 - 08:25

Quantos não almejam o poder? Mas ter poder não é para qualquer um. Saber utilizar de forma eficiente a força e dar a ela um sentido é algo que poucos tem. Quando se tem, além de tudo, um cargo de liderança, as condições de comando acabam deixando tudo mais complexo. Isto mesmo, poder e liderança nem sempre estão juntos. Há quem é líder e não tem poder e há quem tem poder sem ter a liderança.

Contudo, a ambição do comando seduz. Pessoas se dedicam para conseguirem ter influência e impor seus interesses. Lutam de forma habilidosa e utilizando todos os meios possíveis, nem sempre todos lícitos, para a conquista da força tão almejada. Porém, o grande desafio é manter-se. Garantir a permanência no poder. Se sustentar à frente de um grupo de pessoas, uma coletividade, uma sociedade e ser reconhecido.

Na política, habitualmente, se deseja o poder. Por isso, se quer a vida pública. Ela não pode ser vista com a retórica da filantropia. O discurso de agir em prol da sociedade quase sempre contamina e influencia a escolha. Mas aquele que se propõe a fazer política está interessado de forma intensa, mesmo que não exclusiva, na força de decisão sobre a vida dos demais.

Logo, temos que entender a política como um jogo de forças da qual nós participamos. Porém, se dedicar a vida pública implica em ter habilidades que nem sempre temos na vida comum. Logo, a liderança e o poder não são funções e condições que todos podem assumir. Muitos que chegam ao poder não conseguem mantê-lo. Acabam por não ter as decisões lógicas na manipulação das forças que o sustentam.

Há aqueles que conquistam a liderança legítima, porém, por falta de habilidade e lógica de manter-se, a condição de negociar com as demais forças políticas que sustentam o líder, se perdem e são submetidos por outros. Estes, os que manipulam o poder, mesmo não tendo o título, assumem o comando. Fazem do líder legítimo uma marionete. Ele fica sequestrado no comando da sociedade. Acaba por expressar a fraqueza que se desfaz e ao ser substituído jamais retorna.

Por isso, a liderança encanta e o poder seduz, mas não podemos esquecer que eles não são para todos. Há que se ter capacidade de saber lidar com as condições que mantém o comando, que dá ao líder a força de decidir. Sem estas habilidades, podemos nos encantar pelo poder, mas ele será apenas um desejo que não realizaremos por falta de preparo.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade