GMC/ Paraná Pesquisas acertam resultado das eleições em Maringá
Imagem Ilustrativa | José Cruz/Agência Brasil

Método

GMC/ Paraná Pesquisas acertam resultado das eleições em Maringá

Eleições 2024 por Luciana Peña em 07/10/2024 - 10:51

As urnas nesse domingo (6) em Maringá confirmaram a tendência do eleitor apontada na pesquisa divulgada no dia 30 de setembro. O levantamento encomendado pelo Grupo Maringá de Comunicação ao Instituto Paraná Pesquisas tinha apontado vitória de Silvio Barros no 1º turno. As pesquisas podem influenciar o voto do eleitor, mas é impossível dizer se elas irão ajudar ou prejudicar algum candidato. 

O resultado das urnas nesse domingo (6) em Maringá foi praticamente o mesmo desenhado na última pesquisa eleitoral divulgada antes das eleições.

No dia 30 de setembro, o levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado pelo Grupo Maringá de Comunicação (GMC), apontava vitória no primeiro turno do candidato Silvio Barros.

Na pesquisa estimulada, o ex-prefeito e agora prefeito eleito, tinha 58,6% dos votos.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, retirando da conta os indecisos, brancos e nulos, o percentual subia para 66%.

Nesse domingo, Silvio Barros foi eleito com 65,57%.

A metodologia de uma pesquisa eleitoral segue um rigor científico.

O diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, explica que o número de entrevistados corresponde aos estratos da população da cidade. [ouça o áudio]

É normal que os candidatos que estão atrás nas pesquisas critiquem os números apresentados.

Foi o que ocorreu na pesquisa do dia 30, quando a CBN ouviu os concorrentes na disputa.

Segundo Hidalgo, as pesquisas eleitorais influenciam o voto do eleitor, mas é impossível dizer se ajudam ou prejudicam qualquer candidato. [ouça o áudio]

E será que as pesquisas são importantes no processo eleitoral? [ouça o áudio]

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