O resultado das urnas nesse domingo (6) em Maringá foi praticamente o mesmo desenhado na última pesquisa eleitoral divulgada antes das eleições.
No dia 30 de setembro, o levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado pelo Grupo Maringá de Comunicação (GMC), apontava vitória no primeiro turno do candidato Silvio Barros.
Na pesquisa estimulada, o ex-prefeito e agora prefeito eleito, tinha 58,6% dos votos.
Considerando apenas os votos válidos, ou seja, retirando da conta os indecisos, brancos e nulos, o percentual subia para 66%.
Nesse domingo, Silvio Barros foi eleito com 65,57%.
A metodologia de uma pesquisa eleitoral segue um rigor científico.
O diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, explica que o número de entrevistados corresponde aos estratos da população da cidade. [ouça o áudio]
É normal que os candidatos que estão atrás nas pesquisas critiquem os números apresentados.
Foi o que ocorreu na pesquisa do dia 30, quando a CBN ouviu os concorrentes na disputa.
Segundo Hidalgo, as pesquisas eleitorais influenciam o voto do eleitor, mas é impossível dizer se ajudam ou prejudicam qualquer candidato. [ouça o áudio]
E será que as pesquisas são importantes no processo eleitoral? [ouça o áudio]