Intenção de votos em Sílvio Barros (PP) sobe para 58,6% em pouco mais de um mês
Cinco candidatos disputam o cargo de novo prefeito de Maringá

Eleições 2024

Intenção de votos em Sílvio Barros (PP) sobe para 58,6% em pouco mais de um mês

Eleições 2024 por Luciana Peña em 30/09/2024 - 07:51

A mais nova pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Maringá, divulgada nesta segunda-feira (30), aponta o ex-prefeito Sílvio Barros à frente na corrida eleitoral. 

Essa é terceira sondagem de eleitores realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas este ano. Outras duas foram divulgadas em abril e em agosto.

A pesquisa divulgada nesta segunda ouviu 710 eleitores por meio de entrevistas pessoais, entre os dias 26 e 29 de setembro.

O ex-prefeito Silvio Barros (Progressistas) lidera a intenção de votos em todos os cenários. Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta nomes de candidatos, Silvio Barros tem 39,6% dos votos.

Em segundo lugar aparece Edson Scabora (PSD) com 10,7% dos votos, seguido de Humberto Henrique (PT), com 4,1% das intenções de voto; Evandro Oliveira (PSDB), com 0,4% e Pastor José (Mobiliza), com 0,1%. Além disso, 38,5% dos entrevistados não souberam ou não responderam, 6,2% disseram que não votariam em ninguém, ou votariam branco ou nulo e 0,4% citaram outros nomes.

Desempenho dos candidatos na pesquisa espontânea. Foto: Reprodução
Desempenho dos candidatos na pesquisa espontânea. Foto: Reprodução

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Silvio Barros tem 58,6% das intenções de voto e se as eleições fossem hoje o ex-prefeito venceria em primeiro turno, segundo o Paraná Pesquisas. Edson Scabora aparece em segundo lugar com 20% dos votos, Humberto Henrique vem em seguida com 6,5%, Evandro Oliveira tem 1,8% das intenções de voto e por último aparece o Pastor José com 0,8%. Nesse caso, 5,9% dos entrevistados não souberam ou não responderam e 6,3% disseram que não votariam em ninguém ou votariam branco ou nulo.

Desempenho dos candidatos na pesquisa estimulada. Foto: Reprodução
Desempenho dos candidatos na pesquisa estimulada. Foto: Reprodução

O Instituto Paraná Pesquisas também comparou o desempenho dos candidatos agora com a pesquisa divulgada no dia 19 de agosto. Silvio Barros e Edson Scabora tiveram melhor desempenho de uma pesquisa para outra: Silvio tinha 57% e foi a 58,6%, enquanto Scabora subiu de 15,4% para 20%. O percentual de votos dos outros candidatos diminuiu: Humberto Henrique caiu 0,5% (de 7% a 6,5%); Evandro Oliveira perdeu 2% de intenção de votos (de 3,8% para 1,8%) e Pastor José caiu 0,2% (de 1% para 0,8%). O número de indecisos caiu 1%: em agosto eram 6,9% e agora são 5,9%.

Comparação entre as duas pesquisas mais recentes do Paraná Pesquisas. Foto: Reprodução
Comparação entre as duas pesquisas mais recentes do Paraná Pesquisas. Foto: Reprodução

Ouça o que diz o candidato Silvio Barros sobre o resultado da pesquisa:

Ouça o que diz o candidato Edson Scabora:

Ouça o que diz o candidato Humberto Henrique: 

A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos. Nesse caso, o entrevistado poderia citar mais de um candidato. No levantamento desta segunda-feira, 30, 15,9% não souberam ou não responderam e 5,9% disseram que poderiam votar em todos. Veja abaixo mais detalhes: 

Humberto Henrique tem 34,5% de rejeição (em agosto o percentual era de 20,6%).

Edson Scabora tem 23,8% de rejeição (em agosto: 24,2%).

Pastor José tem 18,6% de rejeição entre os eleitores (em agosto o percentual era de 15,6%).

Silvio Barros tem 18% de rejeição (em agosto a rejeição era maior: 23,7%).

E Evandro Oliveira tem o menor índice de rejeição: 13,9% (em agosto: 15,1%).

A pesquisa sobre a corrida eleitoral em Maringá foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-03428/2024. O grau de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais.


 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade