Um ouvinte da CBN enviou o seguinte questionamento para a redação: quais foram as doenças mais letais este ano em Maringá? Quantas mortes provocadas em cada categoria de doença? Qual a letalidade do coronavírus?
Nós consultamos o mestre em estatística e professor da Unicesumar José Gonçalves Vicente que toda semana apresenta um estudo sobre a evolução do vírus na cidade.
Nesta semana, por coincidência, o professor realizou um estudo sobre as doenças respiratórias.
Ele não incluiu no estudo todas as causas de mortes em Maringá. Mas pelos números nosso ouvinte terá uma ideia bem aproximada.
Este ano, morreram na cidade, de janeiro a 20 de outubro, de acordo com o estudo, 2.170 pessoas, das mais variadas causas, entre elas acidentes de trânsito, por exemplo.
Deste total, 1.422 foram por doenças respiratórias. Nesta classificação entram a Covid-19, a pneumonia, a septicemia e o grupo ‘outras doenças respiratórias’.
As mortes por Covid-19 representam 7,24% do total de óbitos no ano.
Pneumonia, 12,63%, Septicemia 8,94%; e outras doenças respiratórias 35,02%.
Para sofisticar a resposta ao nosso ouvinte, o professor compara os dados deste ano com o de 2019. [ouça no áudio acima]
Ainda de acordo com o estudo, 1,61% dos casos confirmados com Covid-19 em Maringá vieram a óbito. 80% das mortes são de pessoas acima de 60 anos e desses mais de 90% com algum tipo de comorbidade.