Opinião
Opinião
O problema nunca é a ferramenta e sim quem a sua
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 04/06/2024 - 08:00
IA é meio e não um fim em si mesmo
Há ética em relação ao uso da Inteligência Artificial? O tema é polêmico e requer cuidado. Mas, o uso indiscriminado da tecnologia gera transtornos a muita gente. Dira que a grande maioria das pessoas que são simples, que não tem o conhecimento técnico e que ainda confiam no que veem e ouvem.
Várias reportagens trazem golpes que utilizam a IA para ludibriar pessoas e instituições financeiras. Os seres humanos já sofrem constantemente com golpes. Já, as os bancos que ingressaram e estão intensamente no mundo digital agora estão conhecendo golpes mais inteligentes com uso de Inteligência Artificial.
Uma das “inovações” golpistas são os saques com reconhecimento facial. Isso mesmo, a IA pode reproduzir sua imagem e clonar sua voz. Basta, no segundo caso, ter apenas um áudio de 3 segundos seu. Há a possiblidade de reconstituir seu rosto a partir de uma imagem sua e lhe gerar movimento.
O medo da desumanização
Logo, a desconfiança está instalada. E o uso da tecnologia expressa o ambiente de violência a que as pessoas estão expostas dentro do mundo digital.
A ferramenta é um instrumento que pode ser usado para o bem ou o mal. A qualificação dos seres humanos tem finalidades das mais variadas. E a condição de ser enganado vai gerando um temor para quem precisa usar da internet para uma operação prática.
A intenção humana continua fazendo a grande diferença no uso da ciência e da tecnologia. E, a ética repousa exatamente neste ponto, qual a intenção que se tem quando está em jogo a relação com os outros?
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade