Opinião
O poder de nossas escolhas
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 14/05/2024 - 08:00
Sócrates foi um bom exemplo
O poder de nossas escolhas. Nós a temos. O julgamento de Sócrates foi escrito e descrito por Platão. 500 juízes condenaram o pensador grego, tido como o pai da Filosofia. Ele se defendeu sem apelo, não implorou o perdão. Preferiu morrer pelo que acreditava.
Os amigos de Sócrates chegaram a apelar para que fugisse, ele não quis. Argumentaram que se não quisesse fazer por ele mesmo, então fizesse pelos filhos. E Sócrates se negou ainda mais. Para ele, fazer algo e colocar a responsabilidade em outro é um ato de covardia.
Poxa, essa máxima vale a pena repetir e deixar em negrito, quem se acovarda de tomar uma decisão ou age de maneira covarde, colocando a culpa, a responsabilidade da escolha em outra pessoa, não merece respeito.
Na vida há muitos covardes
Conheci inúmeras pessoas em minha vida, eu mesmo fiquei tentado inúmeras vezes a fazer isso, agir e dizer que fiz por outra pessoa. Conheço muitos casais que se suportam uma vida inteira e alegam que não fizeram isso por causa dos filhos. Vivem uma vida infeliz e afirmam que se sacrificaram por outra pessoa.
Não se faz o bem a ninguém transferindo a culpa. Se deixa um legado de coragem e retidão assumindo os atos, certos ou errados. Ser o senhor de suas escolhas é mérito a se exaltar.
Também não é correto agir para agradar os outros. Sócrates poderia ter implorado perdão, negado o que disse. Muitos negam o que fazem ou não fazem o que querem com medo de desapontar os seus “juízes” da vida. Esperam a aprovação alheia ou o perdão e não são autênticos. Coisa comum em parte considerável de quem vive a espera de seguidores nas redes sociais. Falar para o gosto alheio e renegar a si mesmo diante do mundo. Uma vida vale ser vivida desta forma?
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade