Na pandemia de coronavírus, as autoridades de saúde repetem dia após dia uma palavra que não é nova, mas nunca foi tão usada: comorbidade.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 82% dos 5 mil pacientes que morreram de Covid-19 no Paraná até o momento, tinham alguma comorbidade, ou seja, uma doença crônica, fator de risco para o agravamento do quadro clínico.
Em 32% dos casos a comorbidade era o diabetes.
14 de novembro é o Dia Mundial e Nacional de Controle e Prevenção do Diabetes.
Muito se fala nos hábitos saudáveis de vida para prevenção e controle do diabetes. Evitar cigarro e bebida alcoólica, praticar exercícios físicos, se alimentar bem e evitar o estresse.
Mas pouca gente sabe que manter uma boa saúde bucal também é fundamental para o controle do diabetes.
O cirurgião dentista João Piscinini explica que o diabético precisa ter um cuidado muito maior com a escovação dos dentes e um acompanhamento odontológico regular. [ouça no áudio acima]
A periodontite pode resultar em processos inflamatórios graves, principalmente nos portadores de diabetes. [ouça no áudio acima]
Existem dois tipos de diabetes: o tipo 1 é quando o corpo deixa de produzir insulina porque o próprio sistema imunológico ataca as células do pâncreas. O tipo 2 tem relação ao sedentarismo e obesidade. 95% dos casos são do tipo 2 e podem ser prevenidos com hábitos saudáveis de vida.