A vacinação contra a gripe começou na segunda quinzena de março. Este ano a imunização ganhou um objetivo extra.
Não apenas proteger as pessoas contra a gripe, mas também reduzir o atendimento de pacientes com síndromes respiratórias nos hospitais, focados no combate ao coronavírus.
Por isso também este ano o público-alvo foi ampliado. Caminhoneiros e vários outros profissionais ganharam o direito de se imunizar.
Mais de dois meses depois, a campanha chega ao fim. Sábado, 6 de junho, é o último dia de vacinação. Caso sobrem doses, a partir de segunda-feira, dia 8, elas serão aplicadas em todos os públicos-alvos da campanha.
Mas esta semana, em Maringá, a vacinação contra a gripe é exclusiva para gestantes e crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias. Neste público, a cobertura vacinal não atingiu 90% como determina o Ministério da saúde.
E restam 35 mil doses de vacina. São suficientes, diz a chefe da Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde de Maringá, Edlene Goes.[ouça no áudio acima]
Foram vacinadas até agora, 11.355 crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, 47,71% da meta e 1.622 gestantes, 45,11% do total.
Ao sair de casa, USE máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.