Maringaense relata como é conviver com a ‘pior dor do mundo’
A costureira Eselma Servente, há sete anos convive com a dor insuportável. Foto: Arquivo

Neuralgia do trigêmeo

Maringaense relata como é conviver com a ‘pior dor do mundo’

Saúde por Rafael Bereta/GMC Online em 06/03/2024 - 15:34

Você já ouviu falar em neuralgia do trigêmeo? A doença atinge quatro entre 100 mil pessoas e provoca uma dor insuportável, considerada a pior do mundo. Ela pode deixar o paciente incapacitado e afastá-lo das atividades sociais e profissionais. 

Você tem ideia de qual é a pior dor do mundo? A costureira Eselma Servente, 60 anos, tem. Há sete anos convive com uma dor insuportável, a chamada neuralgia do trigêmeo.

A neuralgia do trigêmeo, ou nevralgia do trigêmeo, é uma doença que afeta o quinto nervo craniano. Ele se divide em três ramos, o mandibular, o oftálmico e o maxilar. A dor surge quando o trigêmeo é afetado por uma artéria ou por um tumor que acabam comprimindo o nervo. Nos momentos de crise, a pessoa sente um choque e a dor pode se espalhar por várias partes do rosto, como testa, olhos, nariz, ouvidos, maxilar e lábios. [ouça o áudio].

Eselma, inicialmente começou a sentir dores estranhas na cabeça, na mandíbula, no ouvido. Chegou a pensar em sinusite, mas a mandíbula doía muito. Então procurou um especialista. O diagnóstico, realizado por uma buco maxilar, atestou que ela não tinha nada e que talvez poderia ser o nervo trigêmeo. [Ouça o áudio acima].

Em Maringá, Eselma não encontrou especialistas que entendessem sobre o diagnóstico e procurar tratamento fora daqui, custaria em média R$20 mil reais, algo fora do alcance da costureira. Para ajudar pessoas com o mesmo problema, Eselma abriu um grupo de autoajuda para esclarecer e tirar dúvidas sobre o diagnóstico. Somente no Facebook o grupo tem 1.400 pessoas. [Ouça o áudio acima].

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade