Maringá vai retomar a vacinação de adolescentes sem comorbidade quando chegarem novas doses, diz secretário
Imagem Ilustrativa | Foto: Divulgação/PMM

Vacinação

Maringá vai retomar a vacinação de adolescentes sem comorbidade quando chegarem novas doses, diz secretário

Saúde por Luciana Peña em 23/09/2021 - 09:56

O Ministério da Saúde voltou atrás e decidiu destinar doses para o público de 12 a 17 anos. A Prefeitura de Maringá vacinou com a 1ª dose, 2.773 adolescentes de 17 anos sem comorbidade na sexta-feira (17) e foi questionada pela Regional de Saúde e pelo Ministério Público. Esta semana estão sendo vacinadas gestantes, puérperas e lactantes de 17 anos. E também começaram a ser vacinados adolescentes desta faixa etária com deficiência permanente ou doença crônica.

Na última sexta-feira (17), Maringá liberou a vacina da Pfizer contra a Covid-19 para adolescentes de 17 anos. A cidade tinha recebido um lote grande de imunizantes e vacinado no dia anterior milhares de jovens de 18 anos no Open Vacina.

A decisão da Prefeitura gerou reações. A 15ª Regional de Saúde emitiu uma notificação, como uma espécie de alerta, porque a vacinação de adolescentes não acompanhava o Plano Nacional de Imunização. O Ministério Público também notificou o Município para saber se havia doses suficientes para vacinar adolescentes de 17 anos e se as outras faixas etárias não seriam prejudicadas.

E havia ainda a recomendação do Ministério da Saúde de não vacinar adolescentes. Recomendação que já foi retirada. O Ministério da Saúde voltou atrás e informou que vai destinar doses para adolescentes de 12 a 17 anos.

E Maringá vai retomar a vacinação de adolescentes sem comorbidade assim que essas doses chegarem, diz o secretário de Saúde Marcelo Puzzi. [ouça o áudio acima]

Sobre a notificação do Ministério Público, o secretário disse que o Município respondeu explicando que no Open Vacina ficou claro que haveria doses para vacinar adolescentes de 17 anos no dia seguinte. [ouça o áudio acima]


Esta semana estão sendo vacinadas gestantes, puérperas e lactantes de 17 anos. E será iniciada a vacinação de adolescentes de 17 anos com deficiência permanente e doenças crônicas. [ouça o áudio acima]

E nesta quinta-feira (23), Maringá começou a vacinar com a terceira dose, de reforço, os idosos com 90 anos ou mais e os imunossuprimidos.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550