Normalmente, o primeiro encaminhamento é feito ainda na escola, quando a instituição identifica se a criança tem alguma dificuldade no processo de socialização ou aprendizagem. Passar por um acompanhamento neurológico infantil pode ser muito importante para o desenvolvimento dos pequenos.
Mas, atualmente, Maringá está com uma fila de espera de crianças que aguardam consultas com neurologistas. São 1.096 crianças aguardando este atendimento especializado, segundo dados do Conselho Tutelar de Maringá.
Recentemente, o órgão enviou um ofício ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), pedindo para que a situação fosse avaliada, como explica o conselheiro tutelar Jesiel Carrara. [ouça no áudio acima]
A reportagem da CBN entrou em contato com a Prefeitura de Maringá, que informou que, por meio da Secretaria de Saúde, irá abrir credenciamento de prestadores de serviços da área de saúde da rede privada para realização das consultas, assim como já é feito com as cirurgias eletivas. O município reforça, no entanto, que a fila de espera por consultas especializadas é um problema que, neste momento, está sendo observado em todo o Brasil e que segue realizando consultas com médicos neurologistas para crianças, atendendo tanto as que estão na fila quanto consultas por demanda espontânea.