Com 40 anos de história, laboratório é referência em transplantes
Foto: Divulgação/Imunogen

Imunogen

Com 40 anos de história, laboratório é referência em transplantes

Saúde por Brenda Caramaschi em 09/12/2025 - 10:05

O Laboratório de Imunogenética (Imunogen) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza, desde 1985, exames de histocompatibilidade, fundamentais para avaliar a compatibilidade entre células, tecidos e órgãos em transplantes para evitar possíveis rejeições.

Em 2024, o Imunogen tornou-se o terceiro local no estado do Paraná a realizar testes de histocompatibilidade para transplantes de órgãos sólidos de doadores falecidos, antes feitos apenas nas cidades de Curitiba e Londrina.

O Imunogen atende os 30 municípios da 15ª Regional de Saúde, além de outras regiões como Paranavaí e Cianorte, conforme definido pela Central de Transplantes do Paraná. Jeane Eliete Laguila, coordenadora do Imunogen fala sobre a evolução ao longo dos anos e o desenvolvimento de pesquisas para que a evolução siga acontecendo.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade