Maringá: PF cumpre mandados contra quadrilha suspeita de tráfico de armas e drogas
Foto: Polícia Federal

Operação Expresso 80

Maringá: PF cumpre mandados contra quadrilha suspeita de tráfico de armas e drogas

Segurança por Monique Manganaro/GMC Online em 12/08/2021 - 10:00

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (12), dezenas de mandados judiciais dentro da Operação Expresso 80, que investiga uma organização criminosa suspeita de envolvimento com o tráfico internacional de armas e drogas. Os 92 mandados são cumpridos em Maringá e em mais nove cidades de cinco estados diferentes. 

A investigação do grupo criminoso começou em maio do ano passado, quando um ônibus carregado com quase duas toneladas de maconha e dois fuzis foi apreendido em Ponta Grossa. Desde então, durante o trabalho da Polícia Federal, novas cargas de drogas e diversas armas de fogo trazidas do Paraguai, além de veículos e outros bens, foram localizados pelos policiais. 

Segundo a PF, a Operação Expresso 80 tem, no total, 23 mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária, 32 de busca e apreensão, 29 de sequestro de bens e bloqueio de valores, além de sete mandados de suspensão de atividade comercial e lacração de estabelecimento para cumprir. Todos foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Ponta Grossa. 

De acordo com a investigação, os suspeitos utilizavam empresas de locação de veículos e de transporte rodoviário de passageiros para transportar drogas e armas para diversos locais no Brasil. O material, geralmente, era armazenado em fundos falsos dos veículos das empresas que pertenciam ao líder da organização investigada. 

A Polícia Federal percorre endereços em cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Há mandados sendo cumpridos, além de Maringá, em Medianeira, Erechim, Juiz de Fora, Diadema, São Paulo, Balneário Camboriú, Joaçaba, Curitiba e Foz do Iguaçu.

Ainda conforme a PF, o nome da operação remete aos fuzis apreendidos, que eram montados com 80% das peças compradas sem registro com o propósito de dificultar o rastreamento.

Acesse o GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550