Maringá não está contemplada na primeira remessa de vacinas contra dengue
Freepik

Ofício

Maringá não está contemplada na primeira remessa de vacinas contra dengue

Saúde por Letícia Tristão em 26/01/2024 - 16:34

A Secretaria de Estado da Saúde encaminhou ofício ao Ministério pedindo para que seja revista a distribuição de vacinas contra a dengue nos municípios do Paraná. O Paraná é o terceiro estado com mais casos da doença no país.

Desde o início do atual período epidemiológico da dengue no Paraná, em agosto do ano passado, as autoridades em saúde alertaram sobre uma possível epidemia da doença no país.

As condições climáticas, muita chuva e calor, e a circulação de tipos diferentes da dengue no Brasil preocupavam.

E o aumento do número de casos alarmou a Saúde. O Ministério da Saúde divulgou as cidades que vão receber as primeiras doses da vacina contra a dengue.

Inicialmente o público-alvo determinado pelo MS é de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença, depois dos idosos, que não têm indicação de vacinação, neste momento, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No Paraná, foram contemplados municípios das regionais de Foz do Iguaçu e Londrina.

O esquema é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. No Paraná, a estimativa deste primeiro público-alvo nestas regiões é de 86.836 pessoas.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, assim que as vacinas chegarem, será iniciada a aplicação. [ouça o áudio acima]

Entretanto, pelo cenário atual da doença no estado, o secretário considerou o número de vacinas insuficiente. Maringá, por exemplo, não está na lista das cidades que vão receber as doses.

O Paraná é o terceiro estado do país com mais casos de dengue, e tem 10% das confirmações em todo o país.

A Sesa encaminhou ofício ao MS pedindo a revisão da distribuição, disse o secretário. [ouça o áudio acima]

O Paraná registrou 4 mortes por dengue no atual período epidemiológico, duas delas no noroeste do estado. O último boletim trouxe 16.693 casos confirmados da doença no Paraná.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048  

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade