Ao todo, 20 estabelecimentos participam da edição na disputa para saber quem, na opinião do público consumidor e de dois jurados profissionais, tem o melhor hambúrguer de Maringá.
O concurso dá visibilidade e acaba atraindo um público ainda maior às lanchonetes por conta dos sabores de edição limitada - mas algumas criações fazem tanto sucesso que acabam permanecendo no cardápio. É o caso do campeão do ano passado no júri popular, a hamburgueria Mr Jack, que manteve o Pastrami Burger, criado especialmente para a competição em 2023, e apostou novamente na carne curada e defumada como ingrediente para a receita participante de 2024, como conta Vinícius Araújo, proprietário do estabelecimento. [ouça o áudio acima]
Andressa Frigo, da Cervejaria Araucária, foi a responsável pela criação escolhida para ocupar o primeiro lugar no pódio na última edição pelos jurados profissionais com uma receita com o conceito “surf and turf”, que mistura elementos da terra e mar - no caso dela, um hambúrguer com camarão. Esse ano, a inspiração da criação veio de Elvis Presley. [Ouça o áudio acima]
Em 2024 o júri profissional será composto por Marcos Vigorito, idealizador do Guia do Hambúrguer e parceiro do festival desde a primeira edição; e pelo chef Vitor Bourguignon, um dos destaques da quarta temporada do reality gastronômico MasterChef Brasil e vencedor da edição especial do programa “MasterChef: A Revanche”, em 2019. Nos dois últimos dias de festival, eles irão provar todas as criações para definir os vencedores na categoria profissional.
Já o júri popular é composto por cada consumidor que prova as receitas exclusivas criadas para o concurso. Depois de provar o hambúrguer, é só pegar o cartãozinho de avaliação que é entregue pelo estabelecimento junto com o lanche, acessar o site e preencher a cédula digital avaliando critérios como sabor, criatividade e apresentação do hambúrguer.
O preço dos lanches participantes é fixo em R$ 45 e todos têm batata frita como acompanhamento. De acordo com o Diretor de Negócios da Bússola Eventos e realizador do festival, Guilherme Oliveira, já dava pra sentir o engajamento do público mesmo antes do início do evento. [Ouça o áudio acima]
O Maringá Food Festival tem parceria com a Prefeitura de Maringá, apoio institucional do Visite Maringá (nova marca do antigo Maringá Convention & Visitors Bureau), e também da Abrasel e do Sebrae, com um trabalho de estímulo ao desenvolvimento dos profissionais de hamburguerias.
Todas as criações podem ser conferidas no aqui.
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Fotos: Divulgação