Paraná
Maringá é a 2ª cidade com mais casos de violência contra médicos
Saúde por Redação CBN Maringá em 22/01/2025 - 10:00O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) lançou uma nova campanha de conscientização para coibir agressões contra médicos.
A campanha “Chega de agressões contra médicos” busca apoio de gestores públicos e autoridades da área da segurança.
Esta semana, o presidente do CRM-PR, Romualdo José Ribeiro Gama, irá visitar hospitais e UPAs nas cidades de Maringá, Apucarana, Arapongas e Londrina.
Em fevereiro, o CRM-PR pretende se reunir com os 399 secretários municipais de Saúde do Estado para tratar do assunto.
Foi realizado um levantamento de agressões sofridas por médicos em ambientes de saúde de janeiro de 2022 a novembro de 2024 no Paraná.
Curitiba é a cidade com mais ocorrências: 163 no total.
Maringá vem em seguida com 49 ocorrências.
No quadro geral, o crime mais comum contra médicos em ambientes de saúde é a ameaça, na sequência aparecem desacato, perturbação do trabalho, injúria, difamação e lesão corporal, entre outros.
A orientação aos médicos que são vítimas de violência é que formalizem a denúncia.
Em caso de ameaça, a ocorrência deve ser registrada na delegacia de Polícia Civil e informe, por escrito, às diretorias clínica e técnica da unidade hospitalar sobre o ocorrido, apresentando dados dos envolvidos e testemunhas. Em caso de agressão física é necessário o exame de corpo de delito.
As denúncias também podem ser feitas ao CRM-PR e-mail: medicodenuncia@crmpr.org.br ou telefone: (41) 3240 7800.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade