Cafeterias, confeitarias, panificadoras e bares participantes do festival se juntam para oferecer um menu especial, composto por uma bebida e um prato doce ou salgado, a preço fixo de R$18 entre todos os participantes. A primeira edição em 2021, contou com 11 estabelecimentos participantes; no ano passado foram 20, e nesta edição já são 40. A principal meta do festival é difundir o café especial em seus diferentes preparos e métodos de extração e o que atrai cada vez mais participantes é o volume de vendas, que aumenta expressivamente durante o festival, como explica o idealizador do Maringá Coffee Week, Diego Drush. [Ouça o áudio acima]
Há sete meses Adriana Mochi abriu uma franquia especializada em cucas, uma iguaria com raízes alemãs, muito tradicional no Rio Grande do Sul e se prepara para participar do festival pela primeira vez. No menu, um cappuccino brasileiro e uma fatia de cuca doce à escolha do freguês. A intenção, conta a proprietária, é atrair novos clientes. [Ouça o áudio acima]
Nos diferentes cardápios oferecidos, tem clássicos como espresso e café coado, mas também tem misturas inusitadas, versões geladas, alcoólicas e, pela primeira vez, opções que não levam café, como chás e chocolate quente, diz o organizador. [Ouça o áudio acima]
Além dos menus de valor fixo, o festival conta ainda com workshops, palestras e degustações gratuitas. Outra atração é a realização do “Mural do Café” na Travessa Jorge Amado: uma intervenção artística nas paredes do Mercadão, que no passado serviram de armazenagem de sacas de café, no auge da cafeicultura no Paraná. Também está programada uma ação conjunta com a Secretaria de Juventude e Cidadania de Maringá, para levar a profissão barista ao Centro da Juventude. O evento que nasceu na cidade tem apoio da Associação Brasileira de Cafés Especiais e já ganhou edições em outros Estados. E o calendário de novos festivais em outros municípios segue em expansão, sempre em busca de fortalecer o movimento que enaltece uma das bebidas mais consumidas no mundo.
Serviço: Para ver o cardápio e atividades do festival acesse brasilcoffeeweek.com.br e o Instagram @brasilcoffeeweek.
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