Lançada Semana de Conscientização do doador de medula óssea de Maringá
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Fevereiro Laranja

Lançada Semana de Conscientização do doador de medula óssea de Maringá

Saúde por Luciana Peña em 17/02/2020 - 12:07

Maringaense que doou medula óssea para paciente do Ceará dá depoimento na abertura da semana de conscientização. É o Fevereiro Laranja, com várias ações programadas. 

Quem tem entre 18 e 55 anos e está em boas condições de saúde pode ser doador de medula óssea. Nesta segunda-feira, foi lançada a Semana de Conscientização do doador de medula óssea de Maringá. Uma iniciativa da OAB em parceira com o Instituto João Bombeirinho. Quem tem leucemia e precisa de um transplante tem 25% de chance de encontrar o doador na família. Fora dela, as chances são bem menores e pode chegar a uma a cada um milhão de pessoas. Por isso é tão importante ter cada vez mais doadores cadastrados. O cadastro é feito no Hemocentro do Hospital Universitário, explica  o bioquímico Gerson Zanussio Junior. 

O João Bombeirinho, que venceu a leucemia graças a uma doadora que ele encontrou nos Estados Unidos,  e hoje está com 14 anos, faz um apelo a todas as pessoas que ainda não estão no cadastro. 

E nessa terça-feira um grupo de advogados irá se cadastrar ou atualizar o cadastro de doadores de medula óssea, diz a presidente da OAB Maringá, Ana Cláudia Pirajá Bandeira. 

No lançamento da semana de conscientização do doador de medula óssea uma maringaense emocionou o público ao contar como ela salvou a vida de uma paciente do Ceará que precisava  do transplante. A doadora compatível, Miriam Carvalho, estava aqui em Maringá.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade