Há dez dias, a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) está sendo realizada em mais de 3 mil municípios do país por agentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística). A estimativa é visitar 108 mil domicílios até fevereiro de 2020, já os primeiros resultados serão divulgados até 2021. Na região Noroeste, os dados de saúde estão sendo coletados em sete cidades: Maringá, Paiçandu, Sarandi, Cianorte, Mandaguari, Terra Boa e Paranapoema. De acordo com o técnico do IBGE, Cássius de Brito, essa é a segunda vez que a PNS é realizada. A primeira ocorreu em 2013.
Além dos dados sobre doenças crônicas, a PNS também levanta outros indicadores sobre sedentarismo, tabagismo, dieta, consumo de álcool e saúde bucal. Na coleta de informações, a população também tem a oportunidade de avaliar o SUS (Sistema Único de Saúde).
A PNS é a mais completa pesquisa de saúde da América Latina, que dá continuidade a um ciclo de investigações realizadas pelo IBGE a cada cinco anos. Por isto, é importante que os moradores recebam bem os agentes de pesquisa.
A PNS 2013 mostrou, por exemplo, que entre a população com 18 anos ou mais de idade, 14,5% fumavam cigarro e 24,0% ingeriam bebida alcoólica pelos menos uma vez por semana. Entre as mulheres que tiveram filho no período de referência da pesquisa, 54,7% fizeram cesariana. Outros dados da pesquisa estão disponíveis no site: www.ibge.gov.br.