Gestantes e puérperas: é seguro se vacinar contra a Covid-19?
Imagem Ilustrativa | Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estadual de Notícias

Prioritário

Gestantes e puérperas: é seguro se vacinar contra a Covid-19?

Saúde por Letícia Tristão em 03/05/2021 - 15:43

Com a inclusão desse público no grupo prioritário, surge a dúvida. 

O Brasil registrou aumento significativo no número de gestantes e puérperas que morreram vítimas da Covid este ano, em relação ao primeiro ano da pandemia. O número é quase o dobro. Ao longo de 2020, em todo o país foram 453 mortes de mulheres com esse perfil. E desde o início de 2021, houve o registro de 362 morte de mulheres grávidas ou no puerpério em decorrência da covid. Os dados foram analisados pelo Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 (OOBr Covid-19).

Com isso, o Ministério da Saúde incluiu as gestantes e puérperas no grupo prioritário para se vacinar contra o coronavírus. Mas surge a dúvida se é seguro para a gestante e para o bebê se vacinar contra o coronavírus.

O infectologista Luiz Jorge Moreira Neto explica que não há contraindicação. Segundo ele, a gestação pode colocar a mulher como grupo de risco, considerando a queda na imunidade durante o período. [ouça o áudio acima]

O Paraná já recebeu uma remessa de vacinas destinadas a esse público. O lote com essas doses deve ser enviado aos municípios entre esta terça (4) e quarta-feira (5). Segundo o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, todas as gestantes, de qualquer idade, podem ser vacinadas nessa etapa. No caso das puérperas, apenas as que tiverem doenças crônicas.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade