Dois meses após ser interditado pela prefeitura de Maringá, por apresentar problemas na estrutura, ausência de detalhamento em prontuários, além de estar com a licença vencida desde o mês de abril, a direção da unidade hospitalar tem outro problema para resolver. Alguns funcionários entraram em contato com a CBN reclamando do atraso do pagamento de salários e a falta de depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Um dos profissionais que não quis se identificar, fala o que vem acontecendo no Hospital Psiquiátrico de Maringá. [ouça o áudio acima]
A sugestão da direção do hospital, segundo esse funcionário, é pagar um percentual dos valores devidos, que varia entre 15% e 40%, dependendo do cargo de cada trabalhador. [ouça o áudio acima]
Se o repasse do salário de agosto não foi feito integralmente, o de setembro também não deverá ter data para ser depositado. A direção do hospital não sabe passar a informação de quando o dinheiro vai cair na conta dos funcionários.
Os funcionários permanecem com vínculo empregatício com o hospital até que seja definido se haverá ou não o retorno das atividades, o que deve acontecer até o dia 15 de outubro.
A CBN entrou em contato com a diretora do Hospital Psiquiátrico de Maringá, Maria Emília Parisoto de Mendonça. Até o fechamento da reportagem não tivemos retorno.
(atualização às 20h27): O hospital emitiu uma nota. Lei na íntegra:
Hospital está desde abril aguardando a liberação da renovação do alvará pela Vigilância Sanitária para voltar a funcionar.
Já realizou algumas obras de adequação. Já enviou todos os documentos e solicitações da Vigilância e, embora sem nenhum paciente, continua mantendo quadro de funcionários.
Diante da situação, está aguardando liberação para voltar a funcionar.
E que ressalta a importância do hospital, não somente para Maringá, mas para todo o Estado do Paraná. Vale lembrar que há fila de espera para internações na Central de Leitos do Paraná. Por isso, é imprescindível que o hospital volte a funcionar o mais breve possível.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550