O Hospital Psiquiátrico de Maringá tinha 105 pacientes internados que foram realocados, segundo informações da Prefeitura de Maringá, divulgadas nessa terça-feira (2). 31 pacientes são de Maringá e 74 de outras cidades.
A transferência dos pacientes atende ao plano de contingência do município, elaborado após a interdição do HPM, no dia 15 de julho, pela Vigilância Sanitária.
O Ministério Público havia dito à CBN que o prazo de 10 dias para elaboração de um plano de contingência, pedido pela prefeitura, era inviável e que a solução deveria ser o mais imediata possível. O termo de interdição da unidade hospitalar deu ao município 15 dias para transferir os pacientes.
Segundo a administração municipal, os pacientes foram transferidos dentro do prazo. Alguns para as cidades de origem, outros estão sendo atendidos pela rede municipal de saúde e outros estão com seus responsáveis, afirmou a prefeitura.
O Hospital Psiquiátrico de Maringá foi interditado após um relatório da Secretaria de Estado da Saúde apontar diversas irregularidades no funcionamento da instituição, problemas estruturais e no atendimento aos pacientes internados.
A reportagem da CBN entrou em contato com a diretoria do HPM para comentar o assunto e com o Ministério Público e aguarda retorno.
Atualização às 10:59: O Ministério Público afirmou em nota que “tanto o município de Maringá quanto o Estado cumpriram adequada e tempestivamente a remoção dos pacientes. Hoje o Hospital está interditado e sem nenhum paciente.”
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550