Quando se fala em epidemia ou surto, existe uma ameaça bem próxima da gente: a dengue. Mas outra ameaça, embora ainda distante, ganha força pelo mundo: o novo coronavírus.
A Solange Dorta diz que está preocupada.
E as notícias que chegam fazem a população correr atrás de prevenção. No caso do coronavírus um importante aliado é o álcool em gel. E a venda deste produto nas farmácias vem aumentando. Nem tanto quanto a venda de repelentes, é claro.
Outro artigo que está sumindo das prateleiras mais rápido do que tempos atrás é a máscara descartável. O farmacêutico Marcos De Gaspari diz que é sinal de conscientização sobre a importância da prevenção.
E as farmácias estão vendendo mais máscaras também porque alguns consumidores estão enviando o produto para fora do país. Para abastecer amigos ou familiares que vivem no exterior, diz o acadêmico de farmácia Willian Segura, dono de uma farmácia em Iguatemi.
Segundo o Ministério da Saúde o Brasil não tem casos confirmados de coronavírus. A Alemanha, a Austrália, os Emirados Árabes, as Filipinas, a França, o Irã, a Itália e a Malásia foram incluídos nos critérios para análise de casos suspeitos.