Éticos não são estéticos
CBN Maringá

Opinião

Éticos não são estéticos

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 12/03/2024 - 08:00

A diferença entre acreditar e se fazer crer.

O que damos valor não é o que orienta as nossas práticas. Isto é fato. O que pregamos aos quatro cantos como princípio e valor não se sustentam. Há uma incoerência entre pregações e ações.

Por isso, ética não é moral. Mesmo que as duas palavras tenham surgido de uma mesma raiz, uma grega e outra romana. Os valores e comportamentos que praticamos se distinguem diante da intenção e da ação.

Há uma confusão entre ética e estética também. O comportamento que se deseja que se veja e aquele que tem o sentido do que se acredita. Há o que se age para que as pessoas vejam e acreditem no autor da ação e aquilo que é o resultado de suas reais intenções.

A vitória da estética sobre a ética.

Hoje, somos cada vez mais estéticos e menos éticos. Gostamos de propagar a percepção sobre nós e não confirmar nossa posição no mundo. Vamos dizer que a ética virou uma peça publicitária para nos associar a certos valores morais.

A defesa de valores que consideramos elevados, importantes e consagrados devem ser o norte constante de nossas ações diante dos dilemas. Não, ser usado de forma vulgar como se nos orientasse até mesmo na hora de escovar os dentes.

Por isso, o estético age em público de uma forma e na vida privada de outra. No exercício de sua função pública é aquele que se coloca de forma reta, mas nos bastidores de sua existência, onde se dá as decisões objetivas de sua vida, o ato é contraditório e obscuro.

Como Diógenes, o pensador grego, devemos estar sempre a busca de uma pessoa honesta. Claro, não como ele que buscava com uma lanterna, mas devemos estar atentos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade