Estudo recente aponta o álcool como vilão para o surgimento de câncer
CBN Saúde por Brenda Caramaschi em 20/01/2025 - 11:10
Um recente estudo publicado no jornal The New York Times, dos Estados Unidos, revela que o consumo de álcool, presente em celebrações, momentos sociais e uso isolado domiciliar, está associado a um custo oculto alarmante: o aumento considerável do risco de câncer.
O estudo demonstra que as bebidas alcoólicas contribuem para cerca de 100 mil novos casos de câncer e 20 mil mortes relacionadas à doença anualmente nos Estados Unidos ao ano.
Entre os tipos de câncer mais frequentes na relação “álcool e neoplasia” estão: mama (em mulheres); cólon e reto; esôfago; fígado; boca (cavidade oral); garganta (faringe) e laringe (corda vocal). “Mesmo uma dose diária pode aumentar significativamente o risco”, afirma o Dr. Wesley Andrade, Mastologista e Oncologista.
Entre as mulheres, o câncer de mama representa aproximadamente 60% das mortes relacionadas ao álcool. Já entre os homens, o câncer de fígado responde por cerca de 33% das mortes e o câncer colorretal contribui com 21% adicionais. Autoridades de saúde e pesquisadores sugerem medidas urgentes para combater os riscos associados ao álcool, como atualizar embalagens com alertas explícitos sobre o risco de câncer e campanhas massivas para ampliar o conhecimento sobre os perigos do álcool, assim como reavaliar as diretrizes atuais que definem o consumo seguro.
Países como Irlanda e Canadá já implementaram rótulos de advertência mais explícitos em bebidas alcoólicas. Estudos mostram que tais abordagens podem reduzir o consumo e, consequentemente, diminuir os casos relacionados. “O álcool, muitas vezes visto como inofensivo em pequenas quantidades, carrega um peso significativo para a saúde pública”, afirma o PhD em Oncologia.
Quer encaminhar uma pergunta ou sugestão para o CBN Saúde? Envie e-mail para jornalismo@cbnmaringa.com.br ou mande mensagem para o WhatsApp da CBN. O número é (44) 3220 4048
Acompanhe CBN Saúde, às segundas-feiras, a partir das 11h10, dentro do CBN Maringá 1ª. Edição