Empresas pecam pelo excesso de comunicação
CBN Maringá

Opinião

Empresas pecam pelo excesso de comunicação

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 21/05/2024 - 08:00

Reuniões excessivas e desnecessárias

O que você pensa das reuniões nas empresas? Necessárias, mas insuportáveis? Algumas desnecessárias e não se sabe o “porquê” foram marcadas, convocadas?

Há aquela que é necessária, mas você não sabe o que está fazendo nela. Qual o motivo para ter sido convidado. Você sai do mesmo jeito que entrou.

Porém, o que considero a pior de todas as reuniões é aquela cuja pauta poderia ser tratada de outra forma. Na prática é uma sequência de informações. Não seria necessária uma reunião para as pessoas serem informadas.

Sim, muitas das reuniões das quais participamos são meros informes que são dados, o líder, quem convocou, fala o tempo todo. Uns e outros dão sua opinião, e nada do que foi falado é acatado, nada muda ou é deliberado.

O excesso de comunicação também mata

A comunicação dentro da empresa peca pelo excesso como pela falta. Acredite, o abuso no número de informações pode travar um ambiente de trabalho e desanimar as pessoas. No mar de conteúdos, os que são relevantes se perdem.

Uma reunião é momento fundamental do encontro entre pessoas e isso necessita ser valorizado. Desta forma, deve ser raro e extremamente produtivo, eficiente e deliberativo.

Se não é para ser assim, mande um informe por outros canais de comunicação e tome cuidado. Lembre-se, a comunicação em excesso gera desinformação e desinteresse. Não banalize uma reunião.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade