Opinião
Opinião
Empresas pecam pelo excesso de comunicação
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 21/05/2024 - 08:00
Reuniões excessivas e desnecessárias
O que você pensa das reuniões nas empresas? Necessárias, mas insuportáveis? Algumas desnecessárias e não se sabe o “porquê” foram marcadas, convocadas?
Há aquela que é necessária, mas você não sabe o que está fazendo nela. Qual o motivo para ter sido convidado. Você sai do mesmo jeito que entrou.
Porém, o que considero a pior de todas as reuniões é aquela cuja pauta poderia ser tratada de outra forma. Na prática é uma sequência de informações. Não seria necessária uma reunião para as pessoas serem informadas.
Sim, muitas das reuniões das quais participamos são meros informes que são dados, o líder, quem convocou, fala o tempo todo. Uns e outros dão sua opinião, e nada do que foi falado é acatado, nada muda ou é deliberado.
O excesso de comunicação também mata
A comunicação dentro da empresa peca pelo excesso como pela falta. Acredite, o abuso no número de informações pode travar um ambiente de trabalho e desanimar as pessoas. No mar de conteúdos, os que são relevantes se perdem.
Uma reunião é momento fundamental do encontro entre pessoas e isso necessita ser valorizado. Desta forma, deve ser raro e extremamente produtivo, eficiente e deliberativo.
Se não é para ser assim, mande um informe por outros canais de comunicação e tome cuidado. Lembre-se, a comunicação em excesso gera desinformação e desinteresse. Não banalize uma reunião.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade