Embora ainda não exista vacina contra o H3N2, o tratamento é o Tamiflu, diz especialista
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Saúde

Embora ainda não exista vacina contra o H3N2, o tratamento é o Tamiflu, diz especialista

Saúde por Luciana Peña em 21/12/2021 - 14:03

O vírus já existe em outros países e chegou agora do Brasil por causa das viagens internacionais. A disseminação em dezembro, mês incomum para casos de gripe, é facilitada pela baixa cobertura vacinal.

O caso de uma morte por causa do H3N2, nova variante do vírus Influenza, que causa a gripe, acendeu um alerta no Paraná.

A Secretaria Estadual de Saúde pede para que a população que é grupo de risco e tem direito à vacina contra a gripe no sistema público de saúde se imunize.

A campanha de vacinação que começou em abril atingiu 70% do público-alvo, mas precisaria atingir 90%.

As clínicas particulares também têm vacinas contra a gripe.

A baixa cobertura vacinal pode explicar a disseminação da variante H3N2 em pleno dezembro, mês com menor incidência de casos de gripe.

O infectologista Luiz Jorge Moreira Neto explica que não há motivos para preocupação porque embora ainda não tenha vacina contra o H3N2, existe tratamento, que é o Tamiflu.

A variante já é conhecida em outros países e a próxima vacina contra a gripe provavelmente será eficaz contra esta cepa. [ouça o áudio acima]

A gripe é uma doença sazonal, mas que pode ocorrer durante todo o ano, por isso a necessidade de prevenção. [ouça o áudio acima]

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade