Do dia 28 de abril até esta quarta-feira (27), a Secretaria de Saúde de Maringá realizou 823 testes da Covid-19 na cidade. Ao todo, a Prefeitura comprou 4 mil testes. Ou seja, até o momento o município usou 20% do adquirido. A média é de 28 testes por dia. A informação foi apresentada pelo secretário Jair Biatto, em audiência pública na Câmara de Maringá, nesta quarta-feira (27).
Segundo protocolo do município, deve fazer o exame quem buscar as unidades sentinelas, instaladas nas entradas de estabelecimentos municipais de saúde. Essas pessoas devem ter sintomas do novo coronavírus, como febre e falta de ar, ou síndrome gripal. Chamada de coleta de PCR, o resultado sai em até 48 horas. Casos positivos devem ser isolados. Se a situação se agravar, o município indica uma unidade hospitalar.
O teste usa uma espécie de bastão, chamado swab.
Um laboratório da UEM, Lepac, liberou mil testes. Até o momento, ainda não começaram porque tem havido a validação do processo do laboratório, explicou o secretário Jair Biatto. A compra de novos testes não é descartada.
Lembre-se: ao sair de casa, use máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante