Em recuperação, indústria do Paraná tem o melhor resultado do país em outubro
Imagem ilustrativa/foto: arquivo/Fiep/Gilson Abreu

Boa notícia

Em recuperação, indústria do Paraná tem o melhor resultado do país em outubro

Economia por Luciana Peña em 10/12/2020 - 07:43

Foi o sexto mês seguido com crescimento na comparação mês a mês

Em outubro a indústria do Paraná cresceu 3,4% em relação ao mês de setembro. Foi o maior resultado da indústria no país. Os dados são do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

Se o desempenho de outubro da indústria paranaense for comparado ao mesmo mês de 2019, o crescimento é ainda maior: 4,8%.

Para os analistas, o resultado mostra que além de recuperar as perdas com a pandemia, a indústria está conseguindo crescer. 

O economista da Fiep, Federação das Indústrias do Paraná, Evânio Felippe, diz que das 13 atividades industriais monitoradas pelo IBGE, nove apresentaram crescimento. [ouça no áudio acima]

Há preocupações no horizonte. Os alertas vêm do aumento de casos de coronavírus e do fim do auxílio emergencial para as famílias. Mas é animador perceber que pelo segundo mês consecutivo a indústria do Paraná produziu mais do que produzia em 2019. [ouça no áudio acima]

Outro ponto preocupante é a dificuldade que as indústrias enfrentam para aquisição de matéria-prima. Entre as atividades industriais com maior alta na produção estão: em primeiro lugar a fabricação de produtos de metal e em segundo os produtos de borracha e material plástico.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550