Para as crianças, o primeiro dia de aulas de 2021 está sendo uma diversão. A única tarefa é matar a saudade dos coleguinhas, depois de um ano de aulas remotas.
Sofia Leonel, de dez anos, estuda num colégio particular de Maringá que deu início nesta segunda-feira ao ano letivo, e com aulas presenciais. Sofia manteve contato com os amiguinhos durante o isolamento pelo celular e pelo WhatsApp, mas nada como estar pertinho para colocar a conversa em dia. [ouça no áudio acima]
No ensino médio, não dá tempo para conversar. Fernanda Froes, aluna do terceirão, quer aproveitar ao máximo o tempo perto do professor para tirar as dúvidas.
Ela deu conta de estudar no ensino remoto, mas prefere o presencial e estava ansiosa para esse dia. [ouça no áudio acima]
O colégio onde a Fernanda e a Sofia estudam é um dos cinco colégios da rede privada que estão iniciando o ano letivo nesta segunda-feira. Mais de 90% dos pais optaram pelo ensino presencial e a escola oferece também o ensino remoto.
As salas de aula foram medidas para formar as turmas de acordo com a capacidade.
E um túnel de desinfecção foi instalado na entrada do colégio. O produto vaporizado no túnel tem eficácia durante 12 horas.
A coordenadora-geral do colégio, Maria Lúcia Tavares, diz que todas as providências foram tomadas para seguir os protocolos de segurança sanitária. [ouça no áudio acima]
Na rede estadual o retorno das aulas está marcado para 18 de fevereiro. A rede municipal vai seguir as diretrizes da Seed, Secretaria de Educação do Paraná, e retornar também a partir de 18 deste mês.