Meio ambiente
Edição 2026 da Arena Sustentável deixa apelo para cuidado com o planeta
A Arena Sustentável, evento realizado pelo Grupo Maringá de Comunicação (GMC), foi encerrada neste domingo (22) com grande público. Em três dias, a Arena mostrou à população exemplos de ações sustentáveis para preservar os recursos naturais. Em palestra, no encerramento do evento, o prefeito Sílvio Barros alertou para a responsabilidade de cada um de nós. E lembrou que precisamos nos preparar com o fenômeno El Niño, que este ano promete ser o mais forte da história recente.
Em clima de Copa do Mundo, a Arena Sustentável 2026 mostrou que é possível com pequenas ações cuidar melhor do planeta.
Por exemplo: na Arena, pais e filhos puderam trocar figurinhas para preencher álbuns da Copa.
O papel protetor do adesivo das figurinhas, chamado de liner, não tem reciclagem em Maringá, precisa ser devidamente recolhido e levado para um reciclador em São Paulo.
Enquanto as famílias se divertiam, o liner era recolhido.
O estande das figurinhas ficou lotado.
Luiz Antônio Capel estava com o filho e faltava pouco para preencher o álbum. [ouça o áudio]
Esta foi a 4ª edição da Arena Sustentável, em parceria com empresas como a Usina Santa Terezinha e instituições como a UEM e o Instituto Acim.
O evento reuniu expositores como o Instituto Ambiental de Maringá (IAM), que atraiu o interesse da criançada com animais taxidermizados, diz o presidente do IAM, José Roberto Behrend. [ouça o áudio]
Artesãos que produzem peças exclusivas com respeito ao meio ambiente também estavam presentes na Arena. Maria Teresa Lopes produz biojoias em cerâmica com argila. [ouça o áudio]
O sócio-diretor do Grupo Maringá de Comunicação (GMC), José Roberto Mattos, disse que a Arena cumpriu o objetivo. [ouça o áudio]
Na palestra de encerramento, o prefeito Sílvio Barros, alertou sobre o El Niño, fenômeno previsto para os meses de fim de ano e que deve ser o mais forte dos últimos anos. [ouça o áudio]