Decreto de 2018 permite doações à Prefeitura de Maringá
Reportagem da CBN informou nesta semana que empresa de Londrina tem feito serviço de roçada sem contrato com o município

Contribuição

Decreto de 2018 permite doações à Prefeitura de Maringá

Cidade por Victor Simião em 10/01/2020 - 14:22

Segundo o um dos artigos do documento é necessário haver impessoalidade e publicidade no ato. No começo da semana, reportagem da CBN informou que uma empresa de Londrina tem prestado serviço de roçada em Maringá sem contrato. Secretário  de Serviços Públicos disse que pagaria do próprio bolso, como doação, mas depois apagou a mensagem enviada à reportagem. Prefeitura disse que tudo está dentro da legalidade, mas informou que só irá apresentar a documentação se houver alguma solicitação da Câmara de Maringá.

Publicado em agosto de 2018, o decreto 1.020 daquele ano regulamentou a doação de serviços à Prefeitura de Maringá. De acordo com o texto, as secretarias municipais podem receber itens sem encargos se obedecer aos parâmetros legais. Para que a doação seja legalizada, os interessados devem encaminhar as propostas às secretarias e devem ser formalizadas via contrato, conforme o decreto. 

Nesta semana, reportagem exclusiva da CBN Maringá informou que a Serviplan, uma empresa de Londrina, tem prestado serviço de roçada na cidade sem contrato. Há um conflito de informações em relação ao assunto. O proprietário da empresa disse, por telefone, não estar realizando nenhum tipo de trabalho em Maringá - nem para Prefeitura, nem para alguém em particular. 

Por outro lado, o secretário de Serviços Públicos , Vagner de Oliveira, informou a CBN em um primeiro momento que pagaria o aluguel de uma das máquinas da Serviplan com dinheiro do próprio bolso, mas, depois, apagou a informação e disse que a diretoria de Comunicação da Prefeitura iria explicar o assunto.

Nesta sexta-feira (10), a diretoria de comunicação informou que os trâmites estão legalizados. A reportagem pediu acesso à documentação e a resposta foi negativa. A assessoria disse que o material seria apresentado aos vereadores, em fevereiro, quando as sessões voltassem na Câmara Municipal. 

O artigo quinto do decreto diz que as secretarias municipais devem manter os registros atualizados das doações recebidas, de forma acessível ao público.  

Duas fontes do alto escalão da Prefeitura de Maringá confirmaram que o secretário Vagner de Oliveira contratou por conta própria o serviço e que ele deverá pagar à empresa. Por meio da assessoria de imprensa do Executivo, a CBN solicitou mais uma vez uma entrevista com o chefe da pasta dos Serviços Públicos e a resposta foi a de que ele não falaria sobre o assunto. 

Segundo o artigo quarto do decreto 1.020/2018, as doações devem ser formalizadas e seguir os princípios básicos da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade e probidade administrativa.  

Conforme dados do Portal da Transparência, a Serviplan não tem mais nenhum contrato com a Prefeitura. A empresa londrinense teve um de prestação de serviços de roçadas e afins com o Executivo entre o final de 2018 e 2019. Para isso, recebeu R$ 1 milhão 671 mil. 

Nesta semana a Prefeitura de Maringá publicou a licitação para contratar empresas para serviços de roçadas e limpezas na cidade. Foi a terça-feira (07), um dia após a CBN noticiar que uma empresa de Londrina tem feito o serviço sem contrato com o município. Os preparativos para o certame já vinham sendo feitos, e os envelopes devem ser abertos no dia 21 de janeiro. Segundo dados do edital, o município pretende pagar até R$ 5,4 milhões pelos serviços. 

Sem contrato com nenhuma empresa para executar o serviço de roçadas e limpezas desde o fim do ano passado, a Prefeitura de Maringá criou uma espécie de força-tarefa com servidores para limpar a cidade.

 

(atualização às 14h52 para retificar informação no texto da reportagem e publicação de correção): Diferentemente do que infomava a reportagem, a assessoria de imprensa do município não disse que enviaria o material aos vereadores quando as sessões voltassem, em fevereiro. A informação correta é a de que os documentos relativos a essa doação podem ser enviados caso haja alguma solicitação da Câmara de Maringá.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade