Covid-19 deixa sequelas? A ciência está estudando o assunto para chegar a uma resposta
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Ciência

Covid-19 deixa sequelas? A ciência está estudando o assunto para chegar a uma resposta

Saúde por Luciana Peña em 03/09/2020 - 14:09

Existe uma lista de possíveis sequelas. Na UEM, um grupo de pesquisa acompanha pacientes que ficaram internados e se recuperaram da doença.

Vários estudos pelo mundo tentam responder a uma dúvida: a Covid-19 deixa sequelas em pacientes que desenvolveram a forma grave da doença?

Muitos pacientes relatam dificuldade de respiração, cansaço e falta de ar, mesmo após a recuperação.

Os especialistas sabem que o Sars-CoV-2 pode afetar órgãos como coração, os rins, o intestino, o sistema vascular e até o cérebro.

Rosi Bianchin foi infectada pelo coronavírus em março, bem no começo da pandemia. Ela teve uma forma moderada da doença. Apenas um dia precisou ir para o hospital e receber oxigênio.

Mas diz que até hoje não voltou a ser a mesma de antes. O fôlego é reduzido e as crises de rinite são mais severas. [ouça no áudio acima]

A Universidade Estadual de Maringá venceu um edital nacional, bastante concorrido, e está desenvolvendo uma pesquisa sobre sequelas da Covid- 19. A pesquisa tem a parceria de uma universidade americana, que vai ajudar a internacionalizar os dados do estudo e da Secretaria de Saúde do Paraná, que vai fornecer dados de pacientes do estado.

A coordenadora desta pesquisa, a professora do Departamento de Enfermagem da UEM, Maria Aparecida Salci explica como é o projeto. [ouça no áudio acima]

A pesquisa recebeu 332 mil reais de Governo Federal.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade