Maringá tem atualmente 1.102 casos confirmados de dengue no período epidemiológico, iniciado em agosto do ano passado. Outros 1.200 casos suspeitos estão em análise, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (27), pela Secretaria Municipal de Saúde.
Conforme o município, é provável que, nos próximos dias, Maringá atinja o número de casos que classifique a situação como epidemia de dengue. O indicador para se declarar epidemia, segundo o Ministério da Saúde, é de 300 casos a cada 100 mil habitantes.
E para tentar reverter esse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde tem promovido mutirões de limpeza nos bairros. Nesta quinta-feira (28), o ponto de concentração é a região da Vila Morangueira. Os agentes de endemias percorrem as casas fiscalizando a situação dos focos do mosquito em cada residência.
Conforme o Gerente de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Eduardo Alcântara, os mutirões são planejados pensando nos bairros que possuem a maior incidência de focos do mosquito. [ouça no áudio acima]
Em um primeiro momento, os agentes orientam os moradores sobre os cuidados que devem ter com os quintais. A regra de ouro continua valendo: não deixar água parada. [ouça no áudio acima]
Nessa sexta-feira (29), será a vez do mutirão ser realizado no Conjunto Requião. A concentração será às 8h30 da manhã, em frente a UBS Guaiapó/Requião. No sábado (30), haverá o recolhimento de materiais recicláveis.