Bolsistas da UEM estão com pagamentos atrasados
Foto: UEM

Atrasos

Bolsistas da UEM estão com pagamentos atrasados

Educação por Victor Simião em 12/02/2020 - 17:21

Por conta da falta de repasse do Governo do Paraná, há serviços que não estão funcionando regularmente. Estado diz que dinheiro já foi liberado e que deve cair nos próximos dias.

A estudante Janaína de Souza faz estágio no Centro de Ciências da Saúde, na Universidade Estadual de Maringá. Por dia de trabalho, ela recebe R$ 16. Mas, devido a um atraso do repasse de dinheiro por parte do Governo do Paraná, a estagiária está sem salário no mês. Aí, os boletos atrasam, conta.

Na UEM, Janaína não é a única. Dados da instituição indicam que 683 estudantes fazem estágio na universidade. São para todos os tipos de serviço, e a função é essencial para o funcionamento da UEM. O valor a ser repassado ao todo para os estagiários é R$ 307 mil.

Costumeiramente, e desde gestões anteriores, atrasos nos pagamento das bolsas é algo normal, mas a situação tem se agravado. Por conta disso, há serviços que tiveram de mudar a forma de atuação. É o caso do Numape, o Núcleo Maria da Penha, um projeto que atende mulheres em situação de violência, de forma gratuita. 

O local fechou o atendimento externo e agora está fazendo trabalho interno. O Numape conta com estagiárias, e como não há pagamentos, tem quem não tem dinheiro para custear a passagem de ônibus. 

A coordenadora do Núcleo, Crishna Correa, explica que o que eles gostariam de ter é uma data definida de pagamento, evitando imprevistos e problemas.

A CBN entrou em contato com a Seti, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, responsável no Governo do Paraná pelo assunto. Por meio de nota, a Seti informou que liberou os recursos para as universidades estaduais fazerem o empenho na sexta-feira (07), e que o pagamento dos estagiários deve ocorrer o mais breve possível.

No fim da tarde desta quarta-feira (12), a UEM confirmou a liberação dos recursos por parte da Superintendência. A Universidade Estadual de Maringá disse ter feito os empenhos e irá fazer os encaminhamentos à Seti, que é a entidade que liquida os pagamentos. 

Ao menos a Universidade Estadual de Londrina tem passado pela mesma situação.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade