Bancos deixam de oferecer transferência por TEC e DOC
Freepik

Economia

Bancos deixam de oferecer transferência por TEC e DOC

Economia por Ivan Baroneza em 15/01/2024 - 13:49

A criação do PIX, em 2020, deixou em desuso os recursos de pagamento em Transferência Especial de Crédito (TEC) e Documento de Ordem de Crédito (DOC). O último dia para agendamento de pagamento em DOC é esta segunda-feira (15).

A partir do dia 29 de fevereiro, os bancos deixarão de oferecer a modalidade de transação bancária Documento de Ordem de Crédito (DOC) e Transferência Especial de Crédito (TEC) para pessoas físicas e jurídicas.

A Federação Brasileira de Bancos (Febreban) anunciou o fim destes recursos em maio de 2023.

As instituições bancárias devem oferecer o agendamento do DOC até esta segunda-feira (15), às 22h. Nesta modalidade era possível fazer transferências de até R$4.999,99 e a operação só era finalizada no próximo dia útil. E a TEC é um recurso que empresas utilizam para pagar benefícios a funcionários.

O modelo de pagamento DOC foi criado em 1985 e foi perdendo espaço depois da criação da Transferência Eletrônica Disponível (TED), criada em 2002, e agora com o PIX, criado em 2020, o modelo caiu em desuso. A economista Juliana Franco, explica o que é um modelo de pagamento. (ouça o áudio)

Com o desuso destas operações, a agilidade de pagamentos é o fator principal que irá impactar na economia. (ouça o áudio)

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade