O Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Maringá foi concluído em julho de 2022.
Na apresentação, o texto deixa claro que o objetivo do PlanMob é seguir a Lei Federal 12.587 de 2012 que prioriza os modos ativos, a pé e por bicicleta, e o transporte coletivo sobre os demais modos de deslocamento.
O PlanMob apresenta inclusive um mapa chamado Zona 30, que aponta quais vias urbanas poderão um dia ter velocidade máxima de 30km/h.
Nestas vias, o trânsito vai favorecer modais como a bicicleta.
O assessor parlamentar do deputado estadual Goura, Eduardo Simões, ativista do ciclismo em Maringá, cobra desde agosto do ano passado, um cronograma para a implantação da Zona 30.
Mas quase dois anos depois da aprovação do PlanMob, não existe um prazo para que a Zona 30 saia do papel. E a ideia é fazer uma revisão do PlanMob a cada 10 anos. [ouça o áudio]
O ativista também cobra a ciclovia ou ciclofaixa no entorno do Parque do Ingá. [ouça o áudio]
Em protocolo, a Prefeitura respondeu ao ativista que a implantação da Zona 30 requer um estudo específico. A CBN entrou em contato com a Secretaria de Comunicação para comentar o assunto.