A reeleição de Silvio Barros - História das Eleições

Podcast

A reeleição de Silvio Barros - História das Eleições

Podcast por Reginaldo Dias em 04/11/2020 - 08:43

O História das Eleições é apresentado pelo professor e historiador Reginaldo Dias.

Ouça o 33º episódio:

Olá, pessoal, hoje nossa máquina do tempo está ancorada em 2008. Vou narrar a tranquila campanha de reeleição do prefeito Silvio Barros.


Em 2008, o prefeito Silvio Barros chegou ao fim de seu primeiro mandato com um leque amplo de obras realizadas, viabilizadas principalmente mediante a atração de verbas federais, e com um elevado índice de aprovação. Era, portanto, o favorito. Teve, porém, que enfrentar adversários qualificados: o ex-prefeito João Ivo Caleffi, agora candidato pelo PMDB; o deputado estadual Enio Verri (PT), o deputado estadual Dr. Batista (PMN); o advogado e futuro deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB), a sindicalista Ana Pagamunici (PSTU) e o sindicalista Claudemir Romancini (PSOL).


O prefeito Silvio Barros largou na frente, articulando um discurso de prestações de contas sobre o que havia feito com um leque de propostas que sinalizavam a renovação do projeto governista. Desde o início, as pesquisas lhe atribuíam um patamar de mais de 50% dos votos válidos, suficiente para ganhar a eleição já no primeiro turno.


Os candidatos de oposição tinham dois desafios. O primeiro era provocar o segundo turno. Para isso, precisariam estimular a diminuição do patamar de intenção de votos atribuído ao prefeito. O outro desafio era conquistar a vaga restante em um eventual segundo turno, para duelar com o prefeito em novas condições. Segundo as pesquisas, havia relativo equilíbrio entre quatro candidatos: Caleffi, Verri, Quinteiro e Dr. Batista, e a situação assim se manteve até a reta final.


Nas duas últimas semanas, conseguindo imprimir um volume intenso de campanha, Ênio Verri desgarrou do pelotão intermediário e assumiu a segunda posição, abrindo distância do terceiro lugar. Mas o objetivo de provocar o segundo turno não foi atingido, pois seu crescimento se explicava, em parte, pela migração de votos dos demais candidatos da oposição e, em parte, pela atração dos indecisos.


O prefeito Silvio Barros, novamente tendo como vice Carlos Roberto Pupin, conduziu sua campanha sem chegar a ser ameaçado por um candidato em particular ou pela soma dos votos da oposição, sacramentando a vitória já no primeiro turno, mediante a conquista de 57% dos votos válidos. Ênio Verri chegou em segundo com 21% e Wilson Quinteiro foi o terceiro, com 7%.

Com isso, Silvio Barros se tornou o primeiro – e até agora único - prefeito a ser reeleito em nossa história, desde que essa prerrogativa passou a ser facultada. Além disso, desde a introdução da regra dos dois turnos, também era primeiro, e até agora único, prefeito a ganhar a eleição já no primeiro turno. Somando as duas marcas, até o presente momento, é o primeiro e único prefeito reeleito no primeiro turno.


A reeleição de Silvio Barros conferiu à prefeitura oito anos de continuidade administrativa, algo que não se via desde 1964, quando João Paulino influenciou a eleição de seu sucessor. Essa marca seria ampliada em 2012, como abordaremos em outro programa.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade