60% dos comerciantes estão otimistas com as vendas para o Dia dos Pais
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Acim

Maringá

60% dos comerciantes estão otimistas com as vendas para o Dia dos Pais

Economia por Luciana Peña em 05/08/2021 - 11:17

É o que revela uma pesquisa da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). A vacinação é o principal motivo do otimismo. 

A vacinação avança em Maringá. Na terça-feira (3), foram vacinadas pessoas com 32 anos ou mais. Nessa quarta-feira(4), a vacinação foi no sistema de repescagem para grupos prioritários. E nesta quinta-feira (5), está sendo aplicada apenas a 2º dose.

Apesar das interrupções de 1ª dose, a imunização traz ânimo ao comércio na semana de vendas para o Dia dos Pais.

Uma pesquisa da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) aponta que 60% dos comerciantes esperam vender mais neste ano na comparação com 2020. 24% esperaram vender o mesmo que venderam no ano passado e 15% acreditam que vão vender menos.

O gerente-regional de uma rede de lojas de calçados e confecções, João Sabino Neto, diz que a expectativa é vender até 15% a mais em relação a 2019, antes da pandemia. [ouça o áudio acima]

Os consumidores também se animam. A pesquisa apontou que 33% vão comprar calçados e roupas para os pais. Em segundo lugar, com 16% estão os perfumes e cosméticos. É o que a Emily Calorine pretende dar de presente para o pai.[ouça o áudio acima]

A crise econômica não vai permitir que todo consumidor compre presentes. Mas isso não significa que os papais vão ficar sem uma lembrança. A decoradora de eventos, Raquel Delci, de um dos setores mais castigados pela pandemia, usou o talento para ajudar os filhos a produzir presentinhos artesanais, recheados de amor. [ouça o áudio acima]

A pesquisa da Faciap foi realizada entre os dias 12 e 19 de julho com 500 comerciantes e 1006 consumidores de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão.

Em Maringá, o decreto municipal permite a abertura do comércio de rua nessa sexta-feira (6), das 8h às 20h, e nos sábados, dias 7 e 14 de agosto, das 8h às 18h.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550