Opinião
Opinião
54% da população brasileira é preta
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 20/11/2023 - 08:00
Por que Zumbi e Palmares?
Hoje é o Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro. A data faz referência a morte do líder do Quilombo de Palmares, Zumbi.
Os quilombos foram inúmeros durante a escravidão e, por isso, é um dos importantes símbolos de resistência a escravidão. Palmares, foi o maior quilombo da América Latina e reuniu em torno de 20 mil pessoas.
O historiador baiano João José Reis, uma das referências no Brasil no estudo da escravidão, defende que é necessário resgatar a história afro no Brasil e da identidade dos afrodescendentes por eles mesmos.
Segundo Reis, a história da escravidão sempre foi contada pelo olhar ocidental, o olhar branco. A reconstrução dos fatos que marcaram a relação escravocrata é uma versão oficial e não original.
Nos anos de 1970, a produção historiográfica brasileira iniciou a releitura de fatos que marcaram a resistência dos negros ao trabalho escravo. Foi uma destas pesquisas que registrou o dia 20 de novembro como o da morte de Zumbi dos Palmares.
Lei Áurea perdeu sentido?
Seguindo esta tendência, o "Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial", na década de 1970, resgatou Palmares e Zumbi. Desta forma, o 13 de maio de 1888, ano em que se assinou a Lei Áurea, perdeu a importância.
A Lei assinada pela princesa Isabel, filha do Imperador Dom Pedro II, colocando fim a escravidão no Brasil, não é considerada algo que representa a resistência dos negros. A abolição deixou os libertos em condição de miséria e abandono.
Importante lembrar que o processo de abolição da escravidão no Brasil foi marcado por ser lento e gradual. Demorou muito a ser concluído e libertou os escravizados com uma preocupação de não prejudicar a lavoura em expansão.
Efeitos da escravidão
E se você considera que esta questão não está relacionada a sua vida, é bom repensar. O Brasil tem 54% de sua população negra, os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E esta população não está entre os mais privilegiados. Na relação inversa, os negros são os que tem os piores salários e a pior qualidade de vida.
Os negros são a maioria dos que são vítimas de violência. Lembrando que as mulheres negras têm os piores salários e são as que mais sofrem violência doméstica. As mulheres pretas estão entre a maioria dos desempregados.
Somos um país afro, o maior fora da África e com uma população preta maior que muitos países africanos. Por isso, temos que conhecer e reconhecer a África que há em nós de maneira incisiva e orgulhosa, como muitos fazem quando traçam a ponte que os liga as nações europeias.
O Dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra e de lembrarmos Zumbi dos Palmares, faz sentido.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade