O mundo esperou ansiosamente pela produção, distribuição e aplicação das vacinas contra o coronavírus. Mesmo com os decretos com medidas restritivas, o controle da pandemia só começaria com o início da campanha de vacinação.
Em Maringá, a primeira remessa de vacinas chegou no dia 19 de janeiro deste ano. A campanha de imunização começou no mesmo dia.
A adesão da população para aplicação da primeira dose foi boa. Mas para a dose de reforço, a aplicação desacelerou e as segundas doses separadas nas unidades de saúde, continuam armazenadas.
Só que as vacinas têm prazo de validade. E caso passe do prazo, as doses são descartadas. Principalmente as vacinas da Pfizer, que depois de descongeladas, têm validade por 30 dias.
Na 15ª Regional de Saúde, 3,5 mil doses vencem nessa quinta-feira (16). Dia 22 é a data limite para mais 12 mil doses.
De acordo com o diretor da 15ª RS, Ederlei Alkamim, a aplicação continua e está sendo feita a redistribuição das doses entre os municípios para evitar que sejam perdidas. [ouça o áudio acima]
Segundo ele, o Paraná já perdeu 9 mil doses de vacinas que venceram. Na regional, foram 600 doses.
Cerca de 45 mil pessoas estão atrasadas para completar o esquema vacinal contra a Covid na 15ª Regional de Saúde. [ouça o áudio acima]
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550