O Governo do Estado começou a distribuir aos municípios, nesta quarta-feira (3), a segunda dose da vacina CoronaVac, vacinas que o Instituto Butantan importou da China e disponibilizou ao Governo Federal para encaminhar aos estados. Agora, a distribuição será feita via terrestre, por caminhões refrigerados.
Segundo o estado, nos próximos dias, regionais de Saúde do leste, sudoeste e oeste do Paraná receberão as doses. Na próxima semana, será a vez das demais regiões: Noroeste, Norte, Centro-Sul e Vale do Ivaí. Três caminhões farão a distribuição.
Essa remessa é referente à segunda dose da vacina, ou seja, para quem já recebeu a primeira dose da CoronaVac, cujo lote chegou no dia 19 de janeiro a Maringá, com 6 mil doses dessa vacina destinadas à cidade. O intervalo de aplicação das doses dessa vacina é de 21 dias.
No dia 24 de janeiro, Maringá recebeu uma remessa de vacinas da Oxford/Astrazenca, com 4,1 mil doses. Para quem foi imunizado com essa vacina, o intervalo entre as doses é maior: 120 dias.
Nessa primeira etapa do plano de imunização contra o coronavírus, estão sendo vacinados profissionais e trabalhadores da saúde e idosos em asilos. Segundo o vacinômetro da Prefeitura de Maringá, até essa terça-feira (2), 8.999 pessoas haviam sido vacinadas. Os idosos em asilos foram todos vacinados nessa primeira etapa. Com relação aos profissionais da Saúde, Maringá tem 17.500 a serem vacinados.
Em todo o Paraná, até esta terça-feira (2), 158.780 pessoas foram imunizadas com a primeira dose.