20 escolas são habilitadas para ofertar vagas ao município
Imagem Ilustrativa/Foto: EBC

Educação Infantil

20 escolas são habilitadas para ofertar vagas ao município

Educação por Victor Simião em 16/12/2019 - 16:45

Agora, técnicos da Prefeitura de Maringá devem visitar cada uma das instituições para dar prosseguimento ao processo. O executivo quer comprar vagas de instituições privadas para reduzir a fila do número de crianças que aguardam vagas em creches municipais.

A Prefeitura de Maringá habilitou 20 escolas particulares no processo de compra de vagas para a educação infantil. A informação consta em ata publicada no Portal da Transparência nesta segunda-feira (16). É o maior número de interessadas desde o início do processo, no começo deste ano. Essa foi a quarta fase para a compra de vagas.

21 escolas se inscreveram nessa nova fase, mas um delas foi inabilitada por falta de documentação.   

De acordo com a ata, das 20 escolas habilitadas no processo, sete foram classificadas provisoriamente. É que, nesses locais, faltam funcionários. O que se resolve por meio de contratações. 

Agora,  a Prefeitura de Maringá irá realizar a vistoria técnica para averiguar as condições desses locais.  Somente depois é que será decidido quais poderão receber os alunos. 

 Atualmente, a fila tem 3 mil e 500 crianças aguardando vagas. Não existe obrigação para matricular alunos de até três anos nas escolas, mas o prefeito Ulisses Maia prometeu, em campanha, que zeraria a fila. Desde 2017, ele vem tentando criar soluções para resolver a  situação. O município, neste ano, após um longo processo licitatório, começou a comprar vagas em creches particulares para alunos de 0 a 3 anos. 

O objetivo, em um primeiro momento, era o de comprar duas mil vagas. De fevereiro até agora, entretanto, 28% do total foram adquiridos: o que resulta em 572 matrículas.  Três chamamentos já foram feitos. Este é o quarto. 

Não há um prazo definido para a vistoria nas escolas, mas a Prefeitura trabalha para obter as vagas para o início do próximo ano letivo, em 2020.

O Executivo municipal reservou R$ 30 milhões para as despesas anuais em relação às vagas em instituições privadas.

Atualizado em 17.12 às 7h20 - De acordo com a Prefeitura de Maringá, as vistorias já começaram e as 20 escolas que participam do chamamento público oferecem juntas 1744 vagas

 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade