A Universidade Estadual de Maringá iniciou no mês passado os trabalhos de sustentabilidade energética com recursos adquiridos junto a Copel (Companhia Paranaense de Energia). São quase R$ 5 milhões liberados para troca de todas as lâmpadas do campus sede por lâmpadas de LED e instalação de nove placas solares em blocos da instituição. No caso da iluminação, 29 mil lâmpadas serão trocadas. Isto porque, hoje 30% do gasto mensal com energia na UEM é da iluminação do campus e com as lâmpadas de LED, este valor deve ser reduzido. O engenheiro eletricista, Hugo Imai, acompanha o desenvolvimento dos dois projetos da universidade. Ele explica que em um mês, 20% das lâmpadas foram trocadas. Em relação as placas de energia solar, a implantação ainda não começou.
Quando os dois projetos de sustentabilidade energética estiverem funcionando, a economia na conta de luz da UEM deve ser de R$ 700 mil ao ano.
Imagem ilustrativa/Reprodução/sveletrica.com
Sustentabilidade
20% das lâmpadas da UEM já são de LED
Educação por Carina Bernardino em 07/05/2019 - 16:30A troca de 29 mil lâmpadas iniciou em abril. Porém, a instalação de placas solares em nove blocos está parada.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade